Recuperar senha?

Uma senha será enviada para você. Você poderá mudar sua senha e outras configurações uma vez que estiver conectado.

Rumo ao Tier 1: Brotherhood of the Fire Fist!

Rumo ao Tier 1: Brotherhood of the Fire Fist!

E ai pessoal, chegando para nós o novo booster Cosmo Blazer e junto com ele um novo archtype que vem sido apontado como forte candidato para o Tier 1 do Metagame, os Fire Fist! Decidi falar desse deck por dois motivos, primeiro porque é o deck que estou montando e segundo porque percebi que muita gente não conhece as cartas e como funciona a mecânica do deck, eu confesso que só fui realmente entender depois que decidi montar ele e venho testando muitas builds no DN. Vamos a Análise!

MONSTERS:

Temos vários membros da Irmandade do punho de fogo nesse booster, mas iremos falar apenas de alguns pois existem dois tipos de decks. Um é focado na força e controle de campo e outro em monstros Lv 3 que podem fazer Synchros e os mais diversos XYZ! Misturar os dois , por ora , não tem sido uma boa idéia então vou falar do que nos interessa, que é o deck focado nos monstros LV 4! Vamos a eles:

Brotherhood of the Fire Fist - Bear

FIRE / Level 4

[ Beast-Warrior/Effect ]

Atk 1600 / Def 1200

Efeito: Uma vez por turno, quando esta carta inflige dano de batalha ao oponente. Você pode setar 1 " Fire Formation " Spell Card diretamente do deck. Uma vez por turno, você pode mandar 1 " Fire Formation " que você controla para o cemitério para fazer alvo em 1 monstro no campo; destrua o alvo.

Brotherhood of the Fire Fist - Gorilla

FIRE / Level 4

[ Beast-Warrior/Effect ]

Atk 1600 / Def 1000

Efeito: Uma vez por turno, quando esta carta destrói um monstro por batalha e envia para o cemitério, você pode setar um " Fire Formation " Spell Card diretamente do seu deck. Uma vez por turno, você pode enviar 1 " Fire Formation " Spell/Trap Card que você controla para o cemitério para fazer alvo em 1 Spell/Trap Card no campo; destrua o alvo.

 

Brotherhood of the Fire Fist - Dragon

FIRE / Level 4

[ Beast-Warrior/Effect ]

Atk 1800 / Def 400

Efeito: Uma vez por turno, se você ativa uma " Fire Formation " Spell/Trap Card (exceto durante a damage step): Você pode setar 1 " Fire Formation " Trap Card diretamente do seu deck. Uma vez por turno, você pode enviar 2 " Fire Formation " Spell/Trap Cards que você controla ao cemitério para fazer alvo em 1 " Fire Fist " Monster exceto " Brotherhood of the Fire Fist - Dragon " ; Special Summon esse alvo.

Brotherhood of the Fire Fist - Tiger King

FIRE / Rank 4

[ Beast-Warrior/Effect ]

Atk 2200 / Def 1800

2 Level 4 Beast-Warrior Monsters

Efeito: Quando esta carta é XYZ Summoned: Você pode setar uma " Fire Formation" Spell/Trap Card diretamente do deck. Uma vez por turno, você pode destacar 1 XYZ Material dessa carta para negar efeitos de todos os monstos que estão no campo no momento da ativação desse efeito, exceto Beast-Warrior Monsters, até o final do turno do oponente. Quando essa carta é enviada do campo para o cemitério: Você pode enviar 3 " Fire Formation " Spell/Trap Cards que você controla para o cemitério ; Special Summon 2 Level 4 ou menor Beast-Warrior Monsters com o mesmo ataque do seu deck virados para cima em posição de defesa.

SPELLS:

Fire Formation - Tenki

Continuous Spell Card

Efeito: Quando esta carta é ativada: Você pode adicionar 1 Level 4 ou menor Beast-Warrior Type do deck para a mão. Todos os Beast-Warrior Monster que você controla ganham 100 de Atk. Você pode ativar 1 " Fire Formation - Tenki " por turno.

 

Fire Formation - Tensu

Continuous Spell Card

Efeito: Durante sua Main Phase, você pode Normal Summon 1 Beast-Warrior Type Monster da sua mão em adição a sua Normal Summon ou Set. ( Você só ganha esse efeito uma vez por turno ). Todos os Beast-Warriors Type Monsters que você controla ganham 100 de Atk.

TRAPS:

Fire Formation - Tensen

Continuos Trap Card

Efeito: Quando esta carta é ativada: Faça alvo em 1 monstro Beast-Warrior que você controla; ele ganha 700 de Atk até a End Phase ( O ataque ganho permace mesmo que essa carta deixe o campo ). Todos os Beast-Warriors que você controla ganham 300 de Atk.

Fire Formation - Tenken

Continuos Trap Card

Efeito: Ative somente durante a Main Phase 1. Quando essa carta é ativada: Faça alvo em um Beast-Warrior Monster que você controla; durante essa fase, seus efeitos são negados e ele não é afetado pelo efeito de outras cartas que não seja essa. (Isso se aplica mesmo se essa carta sair de campo) . Todos os Beast-Warriors Monsters que você controla ganham 300 de Atk.

MECÂNICA DO DECK:

Já apresentamos cada carta agora vamos analisá-las antes de falar da mecânica do deck:

Brotherhood of the Fire Fist - Bear: Seu efeito depende de causar dano ao oponente, isso é tarefa fácil já que temos diversas cartas que aumentam seu ATK. Além disso, ele mesmo abre espaço para poder ativar seu efeito, enviando uma Fire Formation Card para o cemitério e abrindo espaço para atacar. A grande vantagem aqui é que Bear pode destruir um monstro virado para cima ou para baixo o que torna seu efeito excelente! É a melhor carta do deck e a mais cara também, custando em torno de 75 a 90 reais cada. Indispensável o uso de 3 cópias.

Brotherhood of the Fire Fist - Gorilla: Gorilla é o responsável de destruir qualquer Spell ou Trap virada para cima ou para baixo enviando uma Fire Formation Card para o cemitério. Isso evita cartas indesejáveis como Dimensional Prison ou Mirror Force abrindo espaço para ele destruir um monstro por batalha e ainda deixando o espaço livre para Bear atacar. De 2 a 3 cópias no deck.

Brotherhood of the Fire Fist - Dragon: Bear e Gorilla ficam encarregados de buscar Spells Fire Formation Cards do deck enquanto Dragon busca as Traps Fire Formation. Seu efeito é muito bom para recuperar Bear ou Gorilla do cemitério e enviar 2 Fire Formation Cards do campo para o cemitério é um custo muito baixo já que você consegue facilmente buscar outras cópias dessas cartas do deck pelo efeito dos monstros. Duas cópias de Dragon já são mais que suficientes, outras Builds usam apenas uma. O porque disso analisaremos mais para a frente.

Brotherhood of the Fire Fist - Tiger King: O Big Boss do deck! Tiger King é o único que pode adicionar tanto Spells como Traps Fire Formation do deck para o campo. Seu segundo efeito é sensacional, um Skill Drain que funciona só contra os monstros do oponente ( que não forem Beast-Warriors e você só tenha Beast-Warriors ) até o final do turno do oponente! Isso pode tornar um Wind-Up Zenmaines facilmente destrutivel nesse turno e ainda pode segurar um turno a mais já que os monstros do oponente que ele tem em campo não terão efeito na sua vez. Além disso, quando destruido Tiger King ainda pode fazer a Special Summon de 2 monstros com o mesmo ataque, podendo trazer um Bear e um Gorilla já que ambos tem 1600 de Atk ou ainda 2 Vorse Raider ou Gene-Warped Wolf ( isso veremos mais para a frente também ) .

Fire Formation - Tenki: Esta carta é simplesmente a ALMA do baralho! Pense no tempo que podia se usar três Reinforcement of the Army, agora pense em monstros que adicionem Rota para a mão para você trazer ainda mais monstros, é isso que Tenki faz! Não veio monstros na mão, ativa Tenki e adiciona um Beast-Warrior Level 4 para a mão, com o efeito de um deles você trás outra Tenki para ativar no próximo turno e buscar mais um para a mão, além disso a carta vira food para ativar efeitos dos monstros. Sem contar o pequeno boost de 100 de Atk que parece pouco mas é muito útil. Infelizmente é uma forte candidata a Banlist já que buscadores sempre são Limitados ou Semi, tomara que seja na de Setembro pelo menos. 3 cópias por deck de certeza!

Fire Formation - Tensu: Fire Formation Tensu não é tão boa quanto Tenki mas é importante já que dá uma Normal Extra de um Fire Fist para a Summon de Tiger King. Algumas builds não usam essa carta, eu particularmente acho arriscado porque rapidinho você gasta as 3 Tenki do deck e tanto Bear quanto Gorilla ficam sem ter o que buscar do deck. 2 cópias por deck.

Fire Formation - Tensen: Essa é a carta que deixa os monstros mega bombados! Um monstro pode chegar a ter 1000 de Atk a mais só por causa dessa carta. O melhor é que vem escrito no texto da carta que mesmo que ela deixe o campo, ainda assim o monstro selecionado ganha 700 de Atk até o fim do turno. O oponente vai pensar duas vezes antes de atacar já que ele saberá que você tem essa carta setada e também vai saber exatamente onde ela está. 3 cópias por deck!

Fire Formation - Tenken: Essa já é uma carta boa maaaas, dá para viver sem ela. Ela é muito boa para salvar o monstro de outras cartas como Dark Hole, Dimensional Prison, Bottomless, porém ele perde todo o boost de Atk que ganharia das outras cartas. Porééééém, se for usado em Beast King Barbaros essa carta se torna excelente já que deixa ele sem efeito, tornando-o assim com 3000 de Atk e ainda dá o bonus de + 300 Atk! 2 cópias no máximo por deck.

Explicado como carta funciona no deck, vamos explicar como elas funcionam em conjunto! O tema não faz muito Swarm, mas faz muito bem o que se propõe a fazer que é manter o controle do jogo. Um deck de controle nada mais é do que você segurar as cartas e usar no momento certo, melhor ainda se você consegue ir adicionando essas cartas para a sua mão, e é esse o ponto alto do deck!

Com Tenki você consegue decidir qual monstro funciona melhor em determinado momento. Ative Tenki, adicione um Bear, envie Tenki para o cemitério, ataque com Bear, e busque outra Tenki para o campo, ou também uma Tensu para já baixar outro Fire Fist e fazer a Xyz Summon de Tiger King e adicionar outra carta setada para o campo. Como podem ver, a idéia do deck é bem simples, basta conhecer o que cada carta faz e qual usar em determinado momento. O deck tem controle e força, os monstros podem ficar de 2500 a 3000 de Atk, como temos poucos monstros na build, o deck utiliza muitas armadilhas para poder mantê-los em campo e fazer o tema funcionar.

DECK FIRE FIST!

Quem acompanha o Facebook do HDD tem visto que o deck tem aparecido em diversos tops de Regionais mundo afora e até chegou a vencer um, as builds que aparecem são todas diferentes umas usam uns tipos de carta enquanto outras não usam Tenken nem Tensu por exemplo vou falar de duas buils em especial.

Fire Rabbit Version - http://www.facebook.com/photo.php?fbid=327197210713093&set=a.157192724380210.24117.154856984613784&type=1&theater

Fire Fist Version - http://www.facebook.com/photo.php?fbid=327190870713727&set=a.157192724380210.24117.154856984613784&type=1&theater

Eu ia postar as fotos aqui mas ia ficar muito grande o post, e assim também faço uma propaganda do Face do HDD. A primeira versão surgiu no OCG e causa estranheza em quase todo mundo que vê. Como pode apenas 3 monstros normais para 2 Rescue Rabbit! A resposta é mais óbvia do que parece, você não precisa mais que isso. Se por acaso você comprar um coelho e não tiver mais monstros pra trazer do deck, simples, baixe ele e faça uma XYZ Summon já que todos os monstros do deck são nivel 4! Se por acaso você comprar 1 Monstro Normal, foda-se também, baixe ele e faça a XYZ Summon do Tiger King ou simplesmente vai pra porrada com ele. As cartas normais não pesam aqui, diferente de um Dino Rabbit e seus Kabazauls. A grande vantagem dessa build é que faz o Tiger King mais rápido do que qualquer outra. Outra versão usa Vorse Raider e Deck Devastation Virus, já que basta ter o Virus na mão e o Vorse você busca facilmente com o coelho ou com Fire Formation - Tenki!

A segunda build é mais básica, usa Beast King Barbaros e é mais lenta, porém tem mais controle de jogo. Cabe a quem for montar o deck decidir qual a melhor maneira de usar o deck.

PUNHOS DE FOGO VS METAGAME!

Uma coisa essencial para um deck vencer e vencer campeonatos, o seu Side Deck! Nesse tema podemos usar diversas cartas boas para destruir os principais decks metas, vamos falar de algumas delas:

Thunder King Rai-Oh:Thunder King não é um problema nesse deck já que as cartas são adicionadas diretamente do deck para o campo e não do deck para a mão, na verdade o único problema seria Tenki, mas é só usar as 3 cópias e depois baixar Rai-Oh em campo.

Effect Veiler: Facilmente adaptado a Build, se já não estiver no Main Deck, mesmo caso para Maxx "C"

Dimensional Fissure: A dependência do deck com o cemitério é quase ZERO então que se foda, bora mandar tudo pra zona de remoção! Isso fode com os mais diversos Meta Decks e ainda assim Bear e Gorilla conseguem ativar seus efeitos já que você pode enviar Spell e Traps para o cemitério, só monstros que não!

Rivalry of Warlords & Gozen Match: Pelo deck ter monstros com o mesmo tipo e atributo temos a vantagem de poder usar as duas cartas no Side Deck, ferrando alguns decks como Six Samurai e Wind-Ups!

 

METAGAME VS PUNHOS DE FOGO

Já vimos o que o deck pode usar contra os principais decks metas, mas como se livrar das cartas que podem atrapalhar o funcionamento do deck?

Thunder King Rai-Oh: Assim como ele pode te ajudar, ele pode te ferrar no outro lado do campo de batalha, para destruir Rai-Oh pode ser na porrada dando Boost de Atk nos Fire Fist ( melhor ainda com Horn of the Phantom Beast ) ou ainda usando as outras traps chatas do deck como Dimensional Prison, Bottomless Trap Hole e etc..

Effect Veiler: Veiler é uma carta que pode encomodar e muito esse deck, por isso Dimensional Fissure é uma ótima arma contra já que assim o oponente não vai poder descartá-lo para negar os efeitos dos monstros de fogo.

Heavy Storm: Para o caso de Heavy Storm, muitas Builds usam 2 cópias de Starlight Road ou ainda The Huge Revolution is Over!

Macro Cosmos: Com tantos Macro Rabbits por ai, é sempre bom deixar duas cópias de Dust Tornado, já que você não poderá destrui-lá com o efeito do Gorilla.

Royal Decree: Se tem algo que me irrita é quando alguem vê um deck Chain Burn e diz, isso ai não dá nada é só usar Royal Decree! O que você não sabe é que NEM vai dar tempo de você ativar Decree seu Noob do caralho! Royal Decree não é um problema contra esse deck pois você pode destruir facilmente ela com o efeito do Gorilla! Mesmo que Royal Decree esteja virada para cima em campo, ainda assim você consegue ativar as Traps Continuas e mesmo que elas nao funcionem, você pode usá-la como Food para o Gorilla, chupa Decree!

MAS AFINAL, ONDE ESTÃO OS PUNHOS DE FOGO?

Os desenhos das cartas são realmente legais, cada um invoca um monstro diferente e um é mais massa que o outro maaas, se você reparar bem, o nome do tema é " Punhos de Fogo " mas cadê então os punhos de fogo? Todos os monstros usam armas para invocar seus monstros de fogo, seria mais legal se todos tivessem usando seus punhos para isso, a arte do Dragon por exemplo, é um carinho estranho com uns dragõezinhos nada a ver. Seria muito mais legal um soco estilo Goku SSJ 3 e seu golpe do dragão, só que de fogo no caso. Hehe


VALE A PENA MONTAR?

Se vale a pena eu não sei dizer, eu decidi fazer esse deck porque achei o tema competitivo, as cartas são legais e também porque comecei a jogar com um deck de fogo, retornar ao tema é muito nostálgico! Mas vamos analisar então os altos e baixos:

Pontos Fortes: O deck é consistente, rápido em manter o controle de jogo e muito divertido de jogar. Monstros com ataques altos, muitos suportes nos próximos boosters e tem um Side Deck muito forte!


Pontos Fracos: Como o deck tem poucos monstros e baixa um por turno, dois no máximo! Se o oponente ficar negando suas invocações e destruindo seus monstros com Bottomless, Prison, Mirror e etc a coisa fica complicada porque você fica com as cartas de suporte aos monstros na mão ou campo...sem os monstros! Outro problema é que o oponente sabe exatamente o que você acabou de setar, isso se aplica mais as Traps Tensen e Tenken! E também outro fator negativo é a Mystical Space Typhoon do oponente, para as cartas resolverem seus efeitos devem permanecer e campo e isso prejudica muito Tenki.


Bom, era isso pessoal, espero que tenham tido saco pra ler até aqui e espero que tenha ficado um pouco mais claro como o deck funciona!

 

Gostou? então compartilhe!

Postagens relacionadas

[fbcomments url="" width="595" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]

26 Comentários

  1. Alex Oliveira De Andrade

    Contra o fire fist, também é muito boa a Spell Shattering Arrow!

    Responder
  2. Anzini

    Muito boa matéria, bem escrita e explicativa, _MoNo_ dos velhos tempos! heheh
    Vamo bota pra fude nessa porra veio! SHOW

    Responder
  3. Jun Oliveira

    Poxa, acho q esse deck vai morrer na praia, por dois fatores, falta de possibilidades e é muito previsivel, mas isso vai depender da criatividade dos duelistas. As duas duilds da materia pecam muito nesse quesito, principalmente a "controle".

    Responder
  4. Matheus

    Muito bom, cara! Com certeza é um excelente investimento para este formato Março/2013 que está por vir. Ótima matéria, continuem assim. Haha

    Responder
  5. Corvo

    Corvo

    ótima matéria como sempre, parabéns! 😉

    Responder
  6. EXODIA

    EXODIA

    O carinha dos dragões é o Shiryu do Cavaleiros do Zodiaco HauehuAHEUh!
    Ótima matéria Mono! Pra abrir 2013 com força e fogooooooo!

    Responder
  7. Akeiw

    Quem for usar esse tema pode ir correndo atrás de Starlight Road, Seven Tools e Dark Bribe! Porque pra foder com esse deck, basta Heavy, MST, Dust Tornado, Night Beam e Twister, pois sem as traps e spells "Fire Formation" o deck não faz quase nada (de bom e rápido, pelo menos). E como o Mono também disse, destruir os poucos monstros invocados, portanto Torrential e Bottomless são as melhores opções contra o tema, o que faz eu ressaltar de novo Starlight, Seven Tools e Dark Bribe. A vantagem do deck é que ele nem precisa de grave, o que já é uma boa brecha pra colocar macro e dimensional de main! Portanto um duelo contra um deck desse será uma briga de quem consegue destruir o outro primeiro, no caso do próprio deck, quem consegue invocar os beast warriors e assim suas spells, já no deck adversário, quem tira seus MST & CIA.
    Vai ser interessante esse deck! Gostei! Só não acho que ele será Tier 1. Aposto que uma das razões desses dois decks que o Mono citou terem ganhado top, aposto que foi porque os outros participantes não estavam de side preparado e foram pegos de surpresa! Quando esses decks atingirem o mainstream, não passarão de Tier 2 regular. Wind-Up, Six, etc, ainda são bem melhores que esse deck. Ah, já que citei Six, gostaria de lembrar sobre o eff do Shi En, pois é, podem chorar Fire Players! kkkkkkk xD
    Bem, essa foi a minha humilde opinião opinião. Ótima matéria, Mono! Bom trabalho!

    Responder
  8. Luis

    Deck maneiro, seria uma pena se tivesse um six samurai Shi en em campo

    Responder
    • _MoNo_

      Efeito do Tiger, nega eff do Shi En, eff do Bear, destroi Shi En!
      Bottomless, Shi En nega, compulsory! Volta Shi En pro Extra!
      Shi En! Warning!
      Shi En! Solemn Judgment!
      Resumindo , é mta coisa pra negar e o Shi En nao da conta se vcs querem se pagar de six falem entao do Barkion que fode mais o deck kkkk

      Responder
      • kymer

        vou fazer esse deck no DN e TENTAR faze-lo na vida real

        Responder
      • Jun Oliveira

        Psychic, X Saber, Six Sam = Naturias, Naturias por toda parte.
        Fora que Six tem Shogun+Shien+qualquer Six pra ser destruido no lugar do Shien, e tem a Magatama tambem que nega destruição, enfim os "antigos" tiers ainda batem nesse deck mesmo que dependa de um pouco de sorte, acho q Mermail vai dar muito mais trabalho que essas estrelinhas chinesas.

        Responder
  9. Luis

    É mais deixa o Shi En entrar em campo é outros 500

    Responder
    • _MoNo_

      Shi En nao dura 2 turnos hj em dia cara...

      Responder
      • jean fabio

        sim for um six mal feito como os q eu vejo. um six bem feito tem que ter cerca de 12 traps e não usa shogun não deixa o oponente colocar monstros no campo. porem six já é um deck antigo e a koname vai favorecer decks novos então vai ser dificio jogar contra decks novos. eu tenho um six mais dependedo da banlist vou parti pra outra kkkkkkkkkkkkkkkk

        Responder
  10. Lohan

    Ainda jogo de six e quando faço Shi En no primeiro turno ele dura jogo todo, eu perdendo ou ganhando, pra ele sair em 2 turnos ou problema eh a lista do Six ou do adversário, mas enfim, excelente matéria como de costume, eh um deck muito forte e com bastante controle, e com certeza vai dar trabalho e pode ser que vire Tier 1 sim, assim como Mermail viraram, mas do que jeito que anda atualmente, o deck ja não passa de tier 2 pelo fato de se foder de+ contra macro e fissure, essas mesmas como dito nao afetam os Fire First mas as Typhoon em compania, como adoram usar quando ativo minha querida Six Samurai United e o maldito tinha uma typhoon setada no primeiro turno, essa jogada fode de mais tudo no deck de Fire First, mas tudo aqui dito são teorias e acho que muita gente gostou do tema e vai botar fé no deck .^^

    Responder
  11. Anzini

    Do jeito que a rapaziada fala Six é um deck fodão ¬¬
    Six só ganha hoje em dia se começa com gateway, isso é fato. Ele não é match pra nenhum dos main deck se não vier com ela!

    Bom eu vejo esse deck como Agent, ou como Mermail decks de top. Sempre nos tops, mas nunca ficam em primeiro. Talvez eu esteja subestimando.

    Responder
  12. Kaio

    Eu uso a build voltada para as synchros e xyz rank 3. Com ela eu crio uma vantagem de campo imensa e o deck fica muito rapido, alem de usar os efeitos do gorila e do urso pra controlar o campo. Ótimo deck e com certeza vai ser tier 1.

    Responder
  13. HoiminLupus

    Legal. Jogo no DevPRO e sempre tenho raiva contra esses infelizes que usam esse deck. É bastante apelão.
    Gostaria que fizesse uma matéria sobre os novos Spellbooks que sairam (estão saindo). Ficaram muito Overpower...

    Responder
  14. HominiLupus

    Legal são muito apelões. Gostaria que vcs fizessem uma reportagem sobre os novos Spellbooks?Profecy, que tão saindo. Ficaram realmente Overpower.
    Bom trabalho.

    Responder
  15. Otávio

    negócio é matar essa merda de fogo na palha com agents 😀

    Responder