Recuperar senha?

Uma senha será enviada para você. Você poderá mudar sua senha e outras configurações uma vez que estiver conectado.

Carta da Semana: The Seal of Orichalcos

Carta da Semana: The Seal of Orichalcos

Hoje vamos falar de The Seal of Orichalcos, uma carta que era praticamente exclusiva do Anime e só agora depois de 4 gerações de Yu-Gi-Oh! na TV, foi lançada em sua versão jogável para o TCG no Legendary Collection 3. Vamos a ela.

_____________

The Seal of Orichalcos

Field Spell Card

Efeito: Todos os monstros que você controla ganham 500 de Atk. Uma vez por turno, essa carta não pode ser destruida por efeito de cartas. Enquanto você controla dois ou mais monstros em posição de ataque, seu oponente não pode selecionar como alvo de ataque o monstro com menor ATK que você controla. Quando esta carta é ativada, destrua todos os monstros Special Summoned que você controla. Você não pode Special Summon monstros do seu Extra Deck. Você só pode ativar " The Seal of Orichalcos " uma vez por duelo.

HISTÓRIA DA CARTA:

The Seal of Orichalcos é uma carta clássica e quem acompanhou a primeira série de Yu-Gi-Oh! lembra dela com certeza. No Anime, ela foi vista na saga de Dartz e na minha humilde opinião, uma das melhores sagas de todas, perdendo apenas para a Batalha da Cidade. Nessa saga podemos ver Yugi usando a carta e mostrando seu lado maléfico, nesse mesmo duelo vemos o Pharaoh perdendo um duelo! O efeito mais importante da carta era que depois de ativada, só sairia de campo se levasse a alma de um dos jogadores junto, geralmente o perdedor. Além disso, Dartz ativava várias camadas do Lacre de Orichalcos uma mais foda que a outra, enfim, quem não viu vale a pena dar uma conferida nessa saga. Agora falando do Card Game, The Seal of Orichalcos existia, mas apenas 15 cópias da carta todas em posse de membros da UDE. Uma cópia dessa carta foi vista em um evento secundário de um campeonato certa vez, depois disso nunca mais foi vista nenhuma cópia dessas cartas. ( Teriam ele perdido suas almas para o Lacre de Orichalcos??? )

Agora a porra ficou MUITO séria!!!

ANÁLISE DA CARTA:

The Seal of Orichalcos tem vários efeitos, vamos analisar cada um separado.

____________

TODOS OS MONSTROS QUE VOCÊ CONTROLA GANHAM 500 DE ATK.

Aumentar o Atk dos monstros é sempre importante mesmo que hoje em dia a estratégia seja diferente de antigamente onde ganhava quem colocava o monstro mais forte no campo. Para isso eram usados cartas como Mage Power, Axe of Despair, United we Stand e os campos especifícos de cada tipo ou atributo de Monstro como Gaia Power, Mountain e Molten Destruction. Realmente não compensa colocar 3 cópias de Molten Destrucion por exemplo para dar +500 de ATK para os seus monstros de Fogo, mas vale muito a pena se além de dar Boost no Atk o Field Spell Card tiver além disso outros efeitos que beneficiam seus monstros  (ou prejudicam o oponente), podemos usar como exemplo o campo mais chato de todos os tempos, Necrovalley! Que além de dar 500 pontos de Atk para todos os Gravekeepers impede o oponente de usar a sua estratégia envolvendo o cemitério.The Seal of Orichalcos entra nesse critério, mais para frente veremos como 500 pontos de Atk fazem diferença.

_______________

UMA VEZ POR TURNO, ESSA CARTA NÃO É DESTRUIDA POR EFEITOS.

Excelente efeito, já que só podemos usar The Seal of Orichalcos uma vez por duelo. Pelo menos assim o oponente vai ter que gastar duas cartas para tentar destruir o Lacre. Alguém em algum certo momento vai perguntar: E se eu ativar outro Field Spell? Orichalcos não será destruido já que seu efeito impede que ele seja destruido uma vez por turno? A resposta é: Orichalcos vai pro espeto! Ele será destruido não por um efeito de carta e sim de uma mecânica de jogo que não permite que existam dois campos ativados ao mesmo tempo em jogo.

________________

ENQUANTO VOCÊ CONTROLA DOIS OU MAIS MONSTROS EM POSIÇÃO DE ATAQUE, SEU OPONENTE NÃO PODE SELECIONAR O MONSTRO COM MENOR ATK QUE VOCÊ CONTROLA COMO ALVO DE ATAQUE.

Efeito muito útil para defender monstros mais fracos que encomodam quando estão virado para cima no campo. Por exemplo: Você controlando em campo um Thunder King Rai-Oh pode deixar um  Spirit Reaper atacando todo turno e descartando cartas do oponente ou ainda um Fossil Dyna Pachycephalo impedindo o oponente de fazer Special Summons enquanto causa 1700 de dano todo turno ( lembrando que ele tem + 500 de Atk ). Outra vantagem desse efeito é que o monstro não podendo ser selecionado como alvo de ataque ele fica livre de cartas chatas como Neo-Spacian Grand Mole, pelo menos enquanto tiver outro monstro mais forte protegendo-o. Um ponto fraco desse efeito é se o oponente ativar Book of Moon no monstro mais forte que você controla ou ainda encontrar um jeito de virá-lo para modo de defesa.

______________

QUANDO VOCÊ ATIVA THE SEAL OF ORICHALCOS, DESTRUA TODOS OS MONSTROS SPECIAL SUMMONED QUE VOCÊ CONTROLA. VOCÊ NÃO PODE SPECIAL SUMMONED MONSTERS DO SEU EXTRA DECK. VOCÊ SÓ PODE ATIVAR THE SEAL OF ORICHALCOS UMA VEZ POR DUELO.

Não há muito o que dizer sobre essa parte do efeito, é claro que ninguém vai querer perder todos seus monstros Special Summoned todos de uma vez assim de graça. Uma trollada que você pode fazer, é ativar Mind Control roubar o monstro do oponente e em seguida ativar The Seal of the Orichalcos, destruindo o monstro inimigo. Quanto ao fato de não poder fazer Special Summoned de monstros no Extra Deck, isso não impede que você tenha monstros no Extra, mas é claro, a estratégia do deck não pode ser focada em cima de Xyz ou Synchro Summons senão nem adianta usar o Lacre de Orichalcos. É interessante usar essa carta com Malefic Monsters, principalmente porque os Malefic quase sempre saem de campo por causa de um Mystical Space Typhoon ativado em cima do campo que eles dependem. Poder ativar essa carta uma vez por duelo eu acho um exagero porque ela é uma carta boa, mas nada apelativo ao extremo.

Já analisamos a carta detalhadamente e agora vamos ver como encaixa-la em um deck. Temos que usar monstros com efeitos bons que não tenham muito ataque e um deck que não abuse de Special Summons para poder aproveitar melhor o efeito do campo. E principalmente um deck que não seja focado em Xyz Summons, Synchro Summons e Fusion Summons. Na verdade eu falar de The Seal of the Orichalcos não foi por acaso, já existe uma Build usando a carta e por sinal, o jogador ficou em 3° Lugar em um campeonato Regional nos Estados Unidos usando um deck com a lendária cara The Seal of the Orichalcos!

 

TOP 8 - REGIONAL (06/10)
COUNTER DECK Feat. "The Seal of Orichalcos"

DECKLIST

Monsters: 15

[3] Bountiful Artemis____________
[3] Jowgen the Spiritualist
[3] Thunder King Rai-Oh
[2] D.D Warrior Lady
[1] Honest
[1] Neo-Spacian Grand Mole
[2] Cardcar "D"

Spells: 05

[1] Book of Moon_______
[2] Pot of Duality
[2] The Seal of the Orichalcos

Traps: 20

[1] Solemn Judgment___________
[2] Solemn Warning
[3] Dark Bribe
[2] Magic Drain
[2] Divine Wrath
[2] Drastic Dropp Off
[1] Black Horn of Heaven
[2] Mirror Force
[2] Bottomless Trap Hole
[1] Starlight Road
[2] Compulsory Evacuation Device

SIDE DECK

[1] Spirit Reaper__________
[1] Tsukoyomi
[2] Breaker the Magical Warrior
[2] King Tiger Wanghu
[2] Cyber Dragon
[3] Mystical Space Typhoon
[2] Soul Taker
[2] Dimensional Prison

EXTRA DECK

[1] Chimeratech Fortress Dragon_________
[1] Stardust Dragon
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Temtempo the Percussion Djinn
[1] Wind-Up Zenmaines
[1] Number 30: Acid Golem of Destruction
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Steelswarm Roach
[1] Photon Papilloperative
[1] Number 39: Utopia
[1] Number C39: Utopia Ray
[1] Gem-Knight Pearl
[1] Number 16: Shock Master
[1] Vylon Disigma
[1] Evigishki Merrowgeist

Como podem ver, o foco do deck é em Bountiful Artemis e as 13 Counter Traps. Bountiful acelera DEMAIS o deck enquanto as Counter Traps vão negando as invocações de monstros e ativações de Spells com Magic Drain, além de Drastic Dropp Off que vai forçando o oponente a destacar cartas da mão. Além disso temos outros monstros FDPS como Thunder King Rai-Oh, D.D Warrior Lady e Neo-Spacian Grand Mole. Mas o monstro que eu queria destacar nesse deck é Jowgen the Spiritualist, se você não lembra o que essa carta faz, vamos a ela:

Jowgen the Spiritualist

Light / Level 3

[ Spellcaster/Effect ]

Atk 200 / Def 1300

Efeito: Randomicamente descarte 1 carta da sua mão ao cemitério para destruir todos os monstros Special Summoned no campo. Além disso, enquanto essa carta estiver virada para cima no campo, nenhum monstro pode ser Special Summoned.

Jowgen é uma versão velha de Fossil Dyna Pachycephalo. Antigamente ela era usada no Otk junto com a carta banida Last Turn, se não tá ligado veja a excelente matéria escrita pelo amigo zeca http://www.horadoduelo.com.br/carta-banida-da-semana/carta-banida-da-semana-last-turn/. Esse deck usa Jowgen no lugar de FDP pelo simples fato de esse pode ser salvo por Honest! A grande vantagem de usar essa carta é que geralmente você tem várias Traps setadas mas nenhuma delas para defender Jowgen de um ataque, com The Seal of Orichalcos além de ele ganhar 500 de ATK, com um monstro em modo de Atk mais forte que ele Jowgen não pode ser alvo de Ataque e isso pode significar a derrota do oponente já que não poderá fazer nenhuma Special Summoned.

A build não conta com muitas Spells. Pot of Duality adianta jogadas, principalmente para adicionar Bountiful Artemis para a mão e só trava quando Thunder King Rai-Oh está em campo, mas isso não é um problema é mais como uma garantia quando Rai-Oh for destruido. Book of Moon defende de monstros mais fortes já que não temos muitos monstros e é essencial defender cada um deles. Nada de Mystical e Heavy Storm, tudo é resolvido com Dark Bribe + Bountiful Artemis. Dark Hole não é necessário já que sempre existirá algum monstro em campo e o oponente não conseguirá fazer muitas coisas diante de todas as traps que o deck usa. Monster Reborn também não é usado para não travar com Jowgen ou o monstro Special Summoned ser destruido com a ativação de The Seal of Orichalcos.Falando nele, o campo é importante nesse deck já que da Boost no Ataque dos monstros deixando Bountiful Artemis com 2100 de Atk fazendo frente a um Thunder King Rai-Oh do oponente, já Rai-Oh fica com simples 2400 de Atk!!! A outra parte do efeito é importante para defender Jowgen the Spiritualist. Duas cópias são mais do que suficientes, já que só podemos usá-lo uma vez por duelo.

O deck conta com 13 Counter Traps para combar com Artemis ou simplesmente funcionarem sozinhas. Dark Bribe é muito boa nesse deck, dá segurança para fazer qualquer jogada. Divine Wrath e Magic Drain pegarão o oponente de surpresa já que não vemos muitas builds usando essas cartas. Além disso, temos a trinca básica Mirror Force, Bottomless Trap Hole e Compulsory Evacuation Device que dispensam comentários. Talvez você se pergunte: Mas porquê usar Starlight Road se não dá pra trazer Stardust Dragon por causa do campo Lacre de Orichalcos? A resposta é: Foda-se o Stardust! Se isso salvar sua pele de um Dark Hole ou Heavy Storm já ta valendo!

Vale a pena ter um Extra Deck bem variado, já que não podemos contar o Duelo inteiro com The Seal of Orichalcos ativado. Eu não gastaria um Thunder King Rai-Oh e um Bountiful Artemis para fazer um Numer 39: Utopia sem motivo, mas isso pode ajudar em algum momento do duelo.

____

RESUMINDO...

Bom pessoal, era isso. Lacre de Orichalcos é uma carta muito massa mas não vai em qualquer deck, é mais indicada para decks de controle. Se veremos ela aparecendo pra valer no Metagame? Isso só o tempo dirá.

Abraço a todos,

_MoNo_

Gostou? então compartilhe!

Postagens relacionadas

[fbcomments url="" width="595" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]

27 Comentários

  1. Akeiw

    Boa, MoNo!
    Mais uma matéria muito bem feita! Deu pra abrir a mente pra caralho em relação ao lacre. Eu só não usaria esse deck, mas pra forfun rola! =D
    Parabéns, cara!

    Responder
  2. Igino

    Apesar de o post ter sido muito bom, não gostei da trollada da Dimensional Fissure..Mono FossilDynaPapksjdfnaisjn>>FDP

    muito massa mesmo kkkkkkkkkkkkk

    Responder
  3. Rennan

    Lendo esse maravilhosos post muito bem feito pelo _Mono_ me veio um milhão de perguntas na cabeça.

    1-Como exatamente eu vou ganhar um jogo com um deck que praticamente só daria para ganhar com uma carta que só pode ser usada uma vez por duelo sem realmente usa-la?

    2-Se eu tiver somente 1 monstro ou todos os monstros com o mesmo ATK no campo isso não contaria tecnicamente como o menor ATK e fazer com que o oponente não possa selecionar nenhuma dessas cartas como alvo de ataque?

    3-sendo orichalcos uma carta campo seu efeito de destruir cartas monstros invocadas especialmente por acaso não destruiria as cartas do oponente também?

    De qualquer forma, parabéns pelo magnifico trabalho 😀

    Responder
    • Ueslei

      1 - Malefic decks estão praticamente abusando e controlando melhor com essa field spell junto com Geartown e Necrovalley, espere e verá do que estou falando. Sem falar no famoso Rock Stun com King Tiger Wanghu que agora ficou mais mortal do que antes.
      2 - Se todos os monstros estiverem o mesmo atk, seu oponente simplesmente escolhe quem ele vai atacar, o mesmo quando você ativa Fissure e o atk dos monstros são iguais.
      3 - O que torna Orichalcos uma carta REALMENTE boa é isso, o efeito dela só funciona pra você e não pro seu oponente! Ou seja, só vc ganha 500 de atk. Como os gringos estão comentando, o nome dessa carta deveria ser: Thunder King Rai-Oh porque os 2 juntos são um pesadelo pra poder combater!

      Responder
    • _MoNo_

      Obrigado pelo elogio Rennan, vamos as respostas.

      1 - Cara vc NÃO PRECISA do campo para ganhar ele é um auxilio apenas, as traps e os monstros fazem todo o trabalho sozinhas.

      2 - Cara, se vc tem 2 ou mais monstros com o mesmo atk isso quer dizer que....não existe um monstro com MENOR atk, simples.

      3 - Não, alguns campos só funcionam para o jogador que as ativa. Por exemplo, The Gates of Dark World e também na carta está bem especificado, destrua os SEUS monstros Special Summoned.

      Vlw era isso. =)

      Responder
  4. Dark-World

    exelente materia e muito interesante o deck :O

    Responder
  5. White Knight

    Eu ri do FDP... kkkkk

    Mas falando sério, até agora acho que esse campo foi limitado demais; mas só o tempo dirá se ele vai fazer alguma diferença no meta

    Responder
  6. Luis Felipe

    Muito boa a matéria, gostei pra caramba. Valeu!

    Responder
  7. Kimitriev

    Field Barrier, cadê? :'D

    Responder
  8. Max

    tira esse starlight cara, coisa de noob... usa The HUge Revolution pq é COUNTER e tem o MSM efeito da starlight, sem falar que é MTO MELHOR que starlight...

    Responder
  9. Samuel

    Mas outro ótimo post !!
    Bateu uma vontade de rever os episódios de yugi agora vey *-*

    Responder
  10. Maximiliano

    AIEUIAUEIAUEIAUEIUAEIUA lamentável alguém comentar com o mesmo nome que eu D:
    mono, não foi eu que comentei isso não ok? EIUAEIUAIEUAIEU Starlight OWNED o/

    Responder
  11. Jefferson

    Tá, o que acontece se eu ganho o duelo, e o meu oponente foi o videogame? Perco a alma por falta de opção? XD
    Tenho que arranjar logo uma field spell pra side, Luminous Spark, Mystic Plasma Zone, Chaos Zone (Spaghetti e esfiha também XD), tá valendo, só pra tirar o mala do Rai-Oh OP do campo... Pfft, kkkkkkkkkkkk, bring it, Orichalcos.

    Responder
  12. Clarival

    Parabens , otima materia!!!

    Responder
  13. lucas

    Essa seção deveria chamar carta do mês pq vcs demoram um ano. Aff nao tem mais bons sites de yugioh no Brasil!

    Responder
  14. Felipe

    Cara tenho essa carta, e montei c muitas cartas traps e Monstros de Efeito e devo dizer é muito difícil montar um deck equilibrado com essa carta que apesar de ser forte, é vulnerável. Mais as vitórias se tornaram mais constantes quando adquiri ela 😀

    Responder
  15. donizete junior

    cara eu tbm tenho essa carta quando consegui ela eu não fazia ideia doque ela fazia (preguça de ler o efeito da desgrama kkkk) mas quando vi essa materia eu pirei e fui correndo no meu deck detalhe tenho 2 dessas mas so da pra usa 1 vez neh de que adianta

    Responder
  16. donizete junior

    informação errada e 3 the seal of orichalcos + 1 orichalcos deuteros que ativa o the seal of orichalcos e aumenta 500 pontos de vida para cada montros que eu controlo a mulekeeeeeee

    Responder
  17. donizete junior

    e ainda quando seu oponente ataca direto o ataque e negado e o monstro destruido kk

    Responder